segunda-feira, 14 de março de 2011

O que é para você um "Lugar Seguro":


1. Os braços de amor de DEUS que é Pai.
2. O colo amável de Nossa Senhora Pietá
3. O aconchego do lar. Minha familia.


Em busca de um Lugar Seguro

Salmo 90

Onde podemos encontrar um lugar seguro? O Salmista aqui nos indica os braços de Deus, nosso Pai!

I – DEUS É O NOSSO REFÚGIO – Salmo 90,1-4

Este é um Salmo de sabedoria, confiança e proteção. É também classificado como um salmo que trata dos ataques demoníacos sobre o homem. Ele tem sido utilizado incorretamente como um amuleto da sorte, ou uma peça de decoração nos lares onde as pessoas mantem a bíblia aberta nele e acham que assim estarão protegidas.
O Salmo 90, assim como outros textos bíblicos inspirados por Deus, só serão verdadeiramente úteis e cumprirão o seu propósito se forem postos em prática. Se formos apenas ouvintes da Palavra, enganamo-nos a nós mesmos (Tiago 1,22). Isso é semelhante a alguém que se encontra doente, tem o remédio em suas mãos, mas não toma e vai permanecer doente.
Em Deus encontramos esconderijo, sombra, refúgio, fortaleza e livramento. Você está precisando de refúgio, segurança ou livramento? Então clame a Deus e entregue a sua vida nas mãos do Senhor!

II- DEUS É O NOSSO PROTETOR – Salmo 90, 5-14

Durante a noite é quando acontece a maior incidência de ataques de inimigos, sejam ladrões, assassinos, pragas, doenças, emboscadas, violências etc. À noite ficamos mais vulneráveis e até desprotegidos por geralmente estarmos dormindo. O Salmista disse que “aquele que guarda a Israel jamais dorme” (Salmo 120,4). Você sabe quem é que “guarda Israel”? É o mesmo que deseja guardar a sua vida e protegê-lo de todo o mal!
O Salmo 90 fala do “Mal” (V.10). Que mal é esse que precisa de “anjos” para proteger? Este Salmo fala também de “leão e dragão” de forma figurada, mas o que isso significa? A Bíblia fala de satanás como sendo a “antiga serpente”, ele também é apresentado como “nosso adversário que ruge como leão, buscando a quem possa tragar” (I Pedro 5, 8).
Quando Jesus foi tentado pelo Diabo no deserto, ele citou o Salmo 90 incitando Jesus a tentar a Deus (Mateus 4,5-7). O Diabo sabe perfeitamente que em Deus o homem encontra refúgio "Lugar Seguro" e ele não consegue atingir aqueles que estão sob a proteção de Deus! Ora, o que é que você está esperando para refugiar-se em Deus e buscar a Sua proteção? Entregue a sua vida nas mãos de quem pode cuidar, guardar e protegê-lo do mal!

III- DEUS É O NOSSO SALVADOR – Salmo 90, 15-16

Para o Salmista, Deus era o seu único e suficiente salvador. Geralmente nos textos do Antigo Testamento, quando encontramos a palavra “salvação” ela se refere não apenas a salvação do espírito, mas principalmente a salvação e o livramento do próprio corpo físico. Porém, nesse texto (Salmo 90,15-16) a referência é muito clara quanto a salvação espiritual, pois ela acontece aqui depois da expressão “longos dias” (V.16), quando Deus “mostrará a Sua salvação” a todos aqueles que invocaram o Seu nome!
A Bíblia é muito clara em afirmar que “todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo” (Romanos 10,13). Convidamos você a tomar uma decisão em sua vida, entregando-se aos cuidados de Deus, invocando o Seu nome como seu senhor e salvador!

CONCLUSÃO: Para o Salmista, não existia nenhum lugar seguro se ele não estivesse com o Senhor! Não tinha caverna, gruta, montanha etc. que pudesse lhe transmitir segurança, refúgio, abrigo, proteção ou salvação, mas só Deus era o seu lugar seguro! E para você, quem é o seu lugar seguro?
Jesus, o Filho de Deus, disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz...eu lhes dou a vida eterna e jamais perecerão e ninguém as arrebatará da minha mão...Eu e o Pai somos um” (João 10,27-30). Entregue a sua vida a Jesus, pois nEle você encontra refúgio, proteção e o seu Lugar Seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário